Festas em honra de santos

DSCF1680

 

Programas anunciando festas em honra de santos vêem-se um pouco por todo lado, mas não raramente, a parte da festa a eles dedicada chega a ser pouco mais que o titulo do programa e uma foto da sua imagem.

Há dias, num espaço público reparei em vários programas anunciando festas, entre eles, um que dava a conhecer uma em honra de um santo em que só se percebia que a festa era em sua honra porque a foto da sua imagem encabeçava o referido programa. A um canto, ao fundo.., onde só com uma leitura cuidadosa se conseguia ver, estava uma referência à única cerimónia religiosa que fazia parte da festa, o resto era composto por vários bailes com conjuntos musicais para todos gostos, e comes e bebes ao longo de vários dias.

Que se organizem festas para angariação de fundos, de preferência aquelas em que os mesmos são utilizados em programas de verdadeiro interesse para a comunidade creio que todos estamos de acordo, mas há muito por onde escolher para dar nome a essas festas, basta um pouco de imaginação e algum bom senso na escolha dos mesmos e não utilizar de forma inapropriada até abusiva o nome de santos como tantas vezes acontece.

Quando se fizerem festa em honra de um santo, que a parte principal da mesma seja para venerar esse santo, dando a conhecer o que foi a sua vida e o porquê de ter si canonizado e isso não implica que não tenham lugar outras atividades! É verdade que os tempos mudaram mas quando se fala de alguém que já não está connosco, há que ter sempre bom senso acerca daquilo que se diz ou faz em seu nome…

O santo a quem se pretende “honrar” com a festa, certamente não se vai chatear com tantos bailes almoços e outras formas de arranjar dinheiro. Mas se soubesse que a maioria dos que lá vão, assim como muitos dos que as organizam, nada sabe nem fica a saber quem ele foi, certamente não ficaria muito agradado com essas honrarias!…

AEJF.

 

Anúncios

One Comment on “Festas em honra de santos”

  1. Jorge Alves diz:

    Li de forma cruzada 3 ou 4 postagens, gostei acima de tudo da fontalidade com que aborda os assuntos.
    Nos próximos tempos, irei com calma ler com atenção, as postagens que estão inserridas nos 5 itens (Ao longo dos tempos; De poeta e de Louco…; O meu temoi da Guiné; Tempos cruzados e Cultura popular da minha terra)
    Cumprimentos
    Jorge Alves


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s