Almoço de ex-combatentes da aldeia de Molianos…

Era domingo, dia 24 de Maio de 2009 quando aconteceu o primeiro almoço de confraternização e, até à data o único, dos ex- militares dos Molianos que prestaram serviço em áfrica durante as guerras coloniais nos anos 61/74.

As fotos que vemos a seguir foram tiradas à saída da igreja depois de termos assistido à missa pelas almas dos camaradas que, como nós, foram à guerra mas há data já não estavam connosco…

Nem todos os que estiveram no almoço puderam assistir à missa a razão por que não ficaram nas fotos publicadas neste poste.

Foto nº 1

O  da esquerda é o Victor Garcia a seu lado o Esmeraldo*, que também esteve na Guiné.ilha

Foto nº2

Os  ex-militares que prestaram serviço na Guiné. O primeiro da esquerda não é da nossa terra, é o Senhor Romão convidado a estar presente na qualidade de presidente da liga dos combatentes, núcleo de Alcobaça. Depois pela ordem de mobilização e consequente partida para a Guiné Ver aqui,  seguem-se o José Gustavo da Silva,  Atalívio  Alexandre Ferreira, Alberto Pedro Ferreira Peralta com a bandeira nacional, Esmeraldo *, José Fernando Carreira Coelho, António dos Reis Pavoeiro, José Fernando Pimenta Faustino, Fernando Coelho Alexandre, António Eduardo Jerónimo Ferreira e José Bértolo Coelho foi o último da nossa aldeia a chegar à Guiné, Manuel Bento Carreira*e Manuel Batalheiro Fernandes *.          guina

Foto nº 3

Os  ex-militares que prestaram serviço em Angola, o primeiro da esquerda é o António Gustavo Ribeiro**, seguem-se o Carlos Bernardo, Álvaro Lourenço, Armando Coelho Isidoro**, Fernando Zeferino da Silva, Joaquim Bértolo Coelho**, o último da foto e também o último a chegar a Angola é o Fernando Lourenço Jerónimo

angola 2

 

Foto nº4

Ex-militares que estiveram em Moçambique, o primeiro da esquerda é o José Carreira Ferreira a seu lado estão, o Arsénio Faustino,  Fernando Machado Couto* e o Joaquim Sineiro Machado.

moçambique

Foto nº5

Na sala onde teve lugar a confraternização esteve patente uma exposição de fotos de todos os ex-militares presentes e, de alguns que não estando nos chegaram através de familiares, onde foi possível recordar um tempo que marcou para sempre a vida de todos que na melhor fase da juventude se viram forçados a ir para as guerras coloniais.vera

Se para alguns foi o recordar de tempo difícil que não mais conseguiram esquecer, para muitos dos mais novos, filhos e netos foi ver pela primeira vez fotos de familiares em tempo de guerra, que por muito que imaginem, dificilmente conseguem ter a noção do sofrimento a que estes jovens de então foram sujeitos.

Foto nº6

No encontro estiveram para além dos ex- militares, alguns que tiveram de fazer algumas centenas de quilómetros para voltar à aldeia,   familiares e amigos que assim em conjunto puderam passar um dia inesquecível, aqui já noite a um canto da mesa ainda alguns faziam a repisa… entre eles o primeiro da esquerda o condutor Coelho que pertenceu à carte 2410 que esteve na Guiné, seguindo-se o José Duarte o Arsénio Faustino e o Carlos Bernardo.

josé balila

(*) Não são naturais da nossa aldeia mas foram camaradas em áfrica.

(**) Já falecidos

Estamos na época de Natal tempo de oferecer prendas! Mas pedir em certas alturas também pode ser importante.

Aquilo que eu lhes peço nesta altura, sobretudo aos mais jovens que possam vir ler este poste, porque a eles o futuro pertence, é que façam tudo que estiver ao seu alcance para acabar com as guerras entre os povos de qualquer cor, etnia, ou crença religiosa […]

AE Jerónimo Ferreira

 

 

Anúncios


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s